Oi, gente!

Esse post tá sendo planejado há muito tempo, mas por motivos de força maior só pude publicá-lo hoje. Há mais ou menos três semanas o Rio de Janeiro foi agraciado com a presença de uma das minhas melhores amigas, que veio de muito longe (lê-se: Mato Grosso) pra ir pro Rock in Rio.
O nome dela é Maria Cláudia Reis, 19 anos, natural de Poxoréu/MT. Cursa o penúltimo período de Design de Moda, já está planejando seu TCC e pelo que eu tenho acompanhado, vai ser, no mínimo, sensacional.
Assim que ela soube que viria pro Rio, me convidou pra ser modelete de um dos projetos dela, o Solitude is bliss. Alguns dias depois surgiu outra ideia de projeto, Love and Feeling. Obviamente disse sim pros dois porque acompanho o trabalho da Cláudia há um bom tempo e a cada ensaio diferente publicado, eu me apaixono um pouquinho mais e adoraria fazer parte dessa carreira de sucesso que ela tá trilhando.
Fiz umas perguntinhas básicas pra ela responder e vocês a conhecerem melhor:

Quando você descobriu seu interesse por fotografia, Maria?
MC: Segundo minha mãe, desde criança eu já me interessava por fotografia. Nas viagens que fizemos, com 5/6 anos eu já tirava as fotos da família e ia com ela revelar. Com 12 anos ganhei uma cyber-shot e foi aí que tudo começou. Tirava fotos das primas, das amigas e era um sucesso no Orkut (risos). Desde quando eu possuía a câmera pequena eu já me interessava por todo o processo da fotografia, até a manipulação de imagens. Ficava horas sentada fuçando naquele Photoshop em inglês que eu não entendia nada. Um belo dia o zoom da câmera estragou e fiquei chateada, chorando horrores. Minha mãe ficou com pena e pediu pra eu escolher uma câmera semi-profissional para me dar de presente. A câmera chegou, eu já estava com 16 anos. A partir daí entrei numa nova etapa, que era estudar e tentar entender aquele equipamento que era muito mais complexo do que os que eu já estava acostumada. Foi quando tudo começou mesmo.

Há quanto tempo trabalha nesse ramo?
MC: Há 4 anos.

Explica um pouquinho pra gente sobre a temática do Solitude is bliss e Love and Feeling.
MC: O projeto Solitude Is Bliss retrata os dois lados da solidão, sendo que ambos possuem uma beleza especial. A solidão é necessária. Nela você enfrenta a si próprio e os seus piores medos. Você passa a se conhecer melhor. Às vezes, na solidão você encontra paz. Paz que não achou em lugar algum. A solidão pode ser até mesmo um processo de regeneração. Cada um possui um jeito diferente de entrar em contato com o seu eu. Sendo caminhando na praia, bebendo sozinho, chorando e botando tudo pra fora, pintando uma tela ou expressando isso de alguma forma que você encontrou. São nessas particularidades que o projeto se baseia.
O projeto Love and Feeling é sobre o sentimento de apaixonar-se. As sensações, todas ao mesmo tempo, eclodindo quase num ataque de pânico. O projeto todo foi fotografado numa banheira, porque nela a modelo ficaria às vezes submersa para representar a falta de ar e o transbordar dos sentimentos.

Quais são seus planos futuros com relação à sua vida acadêmica e profissional?
MC: Pretendo, primeiramente, me mudar para o Rio de Janeiro. Lá farei todos os workshops de fotografia que sempre sonhei e tenho direito (tudo o que sei e faço, aprendi sozinha MESMO). A área de Fotografia de Moda me atrai bastante, principalmente quando é trabalhada de uma maneira bem mais artística, como nos editoriais da FFW MAG! que são os meus preferidos. Estou prestes a formar em Design de Moda, o meu objetivo é “casar” essas duas profissões e ter ambas no meu dia-a-dia.

Separei algumas das minhas fotos favoritas dos ensaios pra mostrar pra vocês!








Não sou modelo, nunca fiz nenhum trabalho tão profissional quanto esse, então perdoem a minha falta de jeito em certas fotos. Além do olhar especial que a Maria tem pra fotografia, a edição e o tratamento aplicados nas fotos são incomparáveis. Ah, um detalhe! Pra quem quer saber onde as fotos da praia foram feitas, é só pesquisarem por Praia do Elefante, fica em Itaipuaçu (próximo a Niterói). 
Num próximo post eu vou contar o impacto dessas fotos na minha vida, mas já adianto que foi MUITO grande. Gostaria de agradecer mais uma vez à Maria Cláudia, por todo profissionalismo que rolou em ambos os ensaios, amor, cumplicidade e amizade que existe entre nós. Espero que o ano passe rapidão pra tê-la logo aqui no Rio, bem pertinho de mim! 

Deixo aqui o site dela, onde vocês podem conferir outras fotos desses meus dois ensaios, outros projetos e o trabalho dela como um todo:


Espero que tenham curtido! 
Mil beijos,
Bruna.

1 comentários :

Anônimo disse...

maria gostosa